Uma Lição da Vida de Moisés

by

Considerai a experiência de Moisés. A educação que recebera no Egito como neto do rei e futuro herdeiro do trono era esmerada. Nada se omitiu do que se imaginava poder fazê-lo um sábio, segundo a maneira pela qual os egípcios entendiam a sabedoria. Recebeu a mais elevada educação civil e militar. Sentia que estava perfeitamente preparado para a missão de libertar da escravidão a Israel. Mas Deus julgou doutra maneira. Sua providência destinou a Moisés quarenta anos de experiência no deserto como pastor de ovelhas.

A educação que Moisés recebera no Egito foi-lhe de grande auxílio sob muitos pontos de vista; mas a preparação mais valiosa para o trabalho de sua vida foi a que recebeu quando empregado como pastor. Moisés tinha por natureza um espírito impetuoso. No Egito, como bem-sucedido chefe militar e favorito do rei e da nação, estava acostumado a receber louvor e adulação. (…) Esperava realizar por suas próprias forças a obra da libertação de Israel. Muito diferentes eram as lições que como representante de Deus devia receber. Conduzindo seus rebanhos pelas montanhas selvagens e pelos verdes pastos dos vales, aprendeu a fé, a mansidão, a paciência; humildade e abnegação. Aprendeu a cuidar dos fracos, tratar dos doentes, procurar os transviados, suportar os turbulentos, vigiar os cordeiros, e alimentar os velhos e débeis.


Nesta obra, Moisés era atraído para mais perto do Bom Pastor. (…) Não projetou mais fazer uma grande obra. Procurava fielmente cumprir, como sob o olhar de Deus, a obra a ele confiada. Via a presença de Deus em tudo que o rodeava. A Natureza inteira lhe falava do Ser invisível. Reconhecia-O como Deus pessoal, e meditando sobre Seu caráter compenetrava-se mais e mais do sentimento de Sua presença. Encontrava refúgio nos braços eternos.
Após esta experiência, Moisés ouviu a ordem do Céu para trocar o cajado de pastor pela vara da autoridade; deixar o rebanho de ovelhas e encarregar-se da condução de Israel. O divino mandato encontrou-o desconfiado de si próprio, tardo na fala, e tímido. Estava estupefato pelo sentimento da sua inaptidão para ser o porta-voz de Deus. Mas aceitou esta obra depondo inteira confiança no Senhor. A grandeza desta missão pôs em exercício as mais altas faculdades de seu espírito. Deus abençoou a sua pronta obediência, e Moisés tornou-se eloqüente, esperançoso e de espírito equilibrado, preparado para a maior obra jamais confiada aos homens. Dele foi escrito: “E nunca mais se levantou em Israel profeta algum como Moisés, a quem O Senhor conhecera face a face.” Deuteronômio 34:10.
 
Ellen G. White l A Ciência do Bom Viver l p. 474-475 

Série 5 minutos (num XLII)
“Fixe os pensamentos no Salvador. Saia à parte, do burburinho do mundo, e assente-se sob a sombra de Cristo. Então, em meio ao ruído da labuta e conflito diários, sua força se renovará.” Ellen G. White, Nos Lugares Celestiais, pág. 62.

14 Respostas to “Uma Lição da Vida de Moisés”

  1. Paula Jardim Says:

    Legal é pensar que Moisés poderia ter escolhido ficar acomodado ao luxo do Egito, e hoje seria uma múmia em um museo ou pilhada por ladrões de túmulo.
    Ao contrário, decidiu sofrer no deserto com um povo rebelde, mas ficar ao lado do Deus verdadeiro. E, hoje, está vivo no Céu. :o)

  2. Jaire Passos Says:

    Impressionantes os planos de Deus. Moisés forma seu caráter em um lar que adorava o Deus verdadeiro, vai morar no palácio onde recebe a orientação de doutores nas mais diversas áreas do conhecimento, tudo certinho né?… Não, Deus tem um plano em cada criatura e para Moisés não era diferente…. ele haveria de comandar o resgate do povo de Israel. Até ai tudo pronto, pois para isso havia sido educado – era general do exército do Egito e candidato a Faraó – e em seu lar, nos primeiros anos de vida, ele aprendera a confiar em Deus. Mas agora pastor de ovelhas! Puxa, não tinha nada melhor? Não, realmente não tinha. A Bíblia coloca Moisés como sendo o homens mais manso da terra (Nm 12:3). Bom, dizer isso de um cara que matou? Tá complicado entender isso. Aquele era o homem comum que em um momento deixou seus impulsos o dominarem. Quantas vezes vemos isso, atitudes que não condizem para um servo do Senhor. Pessoas que ofendem outras, matam com palavras de calúnia, difamação, fazem e acontecem. Ai está a lição de Moisés, aquele reencontro com Deus na sarça deu origem a um novo homem, a mudança foi tão grande a ponto de Moisés pedir para Deus tirar o seu nome do livro da vida para defender aquele povo que apesar de presenciar tantos milagres, tantos encontros com Deus, ainda não havia sido transformado.

    Que história…. É a mais bonita da Bíblia!

    Deus tem um plano pra cada um, mas a idéia de submeter um quase Faraó a ser pastor de ovelhas foi demais pra mim, eu me rendo aos propósitos de Deus!

    Mas a pergunta que não quer calar – vc aceitaria isso? Eu permito que Deus dirija a minha vida como dirigiu a de Moisés? Sou transformado em um novo homem após me deparar com a sarça?

  3. sandra Says:

    GOSTARIA QUE ME MANDASSEM SE POSSIVEL O NOME DA SOGRA DE MOISES. DESDE JÁ AGRADEÇO.

  4. Leo Says:

    oi Sandra tudo bom? A bíblia não fala o nome da sogra de Moisés, fala o nome do sogro, que é Jetro. Espero poder ter ajudado, abração.

  5. andreia Says:

    caros irmãos, vou juntamente com os dolescentes de minha igreja apresentar uma das tres fases da vida de moisés, a que ele estava no egito como um príncipe. peço-lhes ajuda, que possam enviar-me qualquer material sobre o assunto se possível. desde já agradeço imensamente.

  6. marcos ferreira Says:

    Como Moisés sabia da existencia de um livro da vida de Deus?

    • saulo Says:

      essas informaoçaoes foi passado de pai pra filhos desde de ADAO e ERVA o qual consequente mente a noé abrao o qual os pais de moises tendo informaçao dos acontecimento de adao e erva foi abisouvido por moises ainda pequeno que segundo a biblia moises foi educado pelos seus pais..

  7. biatriz nartini Says:

    muito imprtante o q moisés deixou de lição..

  8. rodrigo iancio Says:

    por favor gostaria que me enviem materiais sobrea a vida de Moises,
    estou estudando a vida deste homem de Deus, e vou aprender muito com este servo de Deus.

  9. Paula Jardim Says:

    Oi Rodrigo, o mateiral mais completo que eu conheço (além da Bíblia) sobre Moisés é o livro Patriarcas e Profetas, de Ellen G. White. Vc pode consegui-lo no site da Casa Publicadora Brasileira, http://www.cpb.com.br, ou fone 0800 9790606, eles entregam em casa.

  10. Moises Vitorino da silva Says:

    Moises é um exemplo de vida para todos nós,sei que ele não está entre nós no momento,mais todos que receberem Jesus como salvador com certeza vai ter o prazer de se encontrar com ele,pois irá para o mesmo lugar que ele está neste momento,pois no dia do arrebatamento da Igreja estaremos lá porque o próprio Jesus nos conduzirá.e ai estaremos não só com ele mas com todos os outros que foram fiel a Deus e ai descansaremos juntos na cidade que o Sr Jesus preparou para nós.

  11. maria Says:

    Adore alinç de vida de moises

  12. jose.brasil Says:

    vejo vida moises uma liçao~de vida para nosas vis nos dias d hoje

  13. Rafaela Says:

    acho a historia de moises mt bonita, entou fazendo um trabalho sobre ele, e estou adorando conhece-lo, o que ele fez comprovou que ele amava Deus,e estava disposto a fazer td o que ele falasse.O mais bonito é que ele passor fome e sede só por Deus e pelo povo Israelita.

Deixe um comentário